
O Prémio Inovar Para Melhorar é instituído pela União das Mutualidades Portuguesas com o objetivo de reconhecer projetos de associações mutualistas que constituam boas práticas e sejam replicáveis noutras realidades e/ou que primem pela inovação e disrupção. Em 2025, os três projetos submetidos à apreciação do júri são respostas diferenciadas a problemas identificados nas respetivas comunidades: Saúde, na vertente do diagnóstico; Saúde, no âmbito da prevenção; e social, no âmbito da proteção das crianças.
A decisão do júri do Prémio Inovar Para Melhorar, constituído por Eduardo Graça (CASES), Filipe Almeida (Estruturo de Missão Portugal Inovação Social) e Pedro Portugal Gaspar (AIMA) recaiu no projeto “ABF Exercício – Saúde, Movimento e Comunidade na Baixa do Porto”, d’A Beneficência Familiar.
O projeto apresenta-se como um modelo social e comunitário de promoção da saúde integrado e inovador, integrando as áreas terapêutica, fitness e bem-estar no coração da cidade do Porto.
Em representação da CASES e do Júri, Manuel Mayo entregou o Prémio Inovar Para Melhorar ao representante d’A Beneficência Familiar, Daniel Renato, que realçou a importância do projeto para os residentes na baixa portuense.
O projeto, que ajuda a dar vida ao novo edifício d’A Beneficência Familiar, em frente ao icónico Mercado do Bolhão, alia a prática do exercício físico, com a saúde preventiva e a dinamização da comunidade da baixa da Cidade do Porto.
Clínica de Gastrenterologia em Tavira
Na área da prestação de cuidados de saúde, o Montepio Artístico Tavirense mobilizou todos os seus esforços para responder à crónica inexistência de meios na região do sotavento algarvio, que permitissem o diagnóstico precoce e a prevenção eficaz de doenças do foro gastrointestinal e criou uma unidade de gastrenterologia com tecnologia de ponta.
A Mutualidade de Santa Maria desenvolve projeto de capacitação parental
A proteção e o bem-estar da criança começam em casa, na sua relação com a família. Foi a pensar nisso que A Mutualidade de Santa Maria, que tem dois centros infantis no concelho de Santa Maria da Feira, está a desenvolver um projeto de capacitação parental e promoção de práticas parentais positivas em contextos de vulnerabilidade, risco ou perigo. “Famílias Felizes, Crianças Felizes” é o título de um projeto que é reconhecido e apoiado pelo “Prémio BPI – Fundação la Caixa Infância” e que foi submetido ao Prémio Inovar Para Melhorar 2025.
Confira a reportagem sobre os três projetos no vídeo que se segue: