Blog

UMP lança edição de 2024 do prémio que distingue projetos inovadores no mutualismo

UMP lança edição de 2024 do prémio que distingue projetos inovadores no mutualismo

Notícia
[caption id="attachment_1212" align="alignnone" width="1000"] Abertas candidaturas ao Prémio Inovar Para Melhorar 2024[/caption] A União das Mutualidades Portuguesas acaba de lançar a edição de 2024 do Prémio Inovar Para Melhorar, que distingue uma associação mutualista que tenha implementado práticas ou projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento do mutualismo e da economia social. O objetivo desta iniciativa é impulsionar a cultura de inovação nas mutualidades e reconhecer projetos que revelem o empreendedorismo, o talento e capacidade de antecipar soluções para problemas emergentes e futuros. O período para apresentação de candidaturas decorre entre 28 de fevereiro e 12 de abril. As associações mutualistas devem consultar o regulamento e submeter o seu projeto inovador exclusivamente no site pipm.mutualismo.pt. Depois de validadas, o júri avaliará as candidaturas de acordo com os critérios previstos no…
Ler Mais
Três projetos vencem edição 2023 do PIPM

Três projetos vencem edição 2023 do PIPM

Notícia
O Prémio Inovar Para Melhorar 2023 (PIPM’23) distingue projetos inovadores desenvolvidos pelas mutualidades portuguesas. Com cinco projetos submetidos a concurso, o júri determinou três vencedores ex aequo: “+Tempo”, da Mutualista Covilhanense; “Serviço de Atendimento e “Equipa de Apoio Domiciliário de Saúde Mental”, da ANSE Sandim, e Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Murtosa”, d’A Mutualidade de Santa Maria. O Prémio foi entregue aos representantes das três instituições, pelo Delegado Regional do Norte da CASES, Manuel Maio, no evento comemorativo do Dia Nacional do Mutualismo, que decorreu em Vila Nova de Gaia. O projeto “+Tempo” da Mutualista Covilhanense introduz um sistema tecnológico (software e hardware) de registo de sem papel atividades diárias nas respostas sociais de Serviço de Apoio Domiciliário, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Dia. Os…
Ler Mais
Vencedor do PIPM 2023 anunciado a 12 de maio no DNM

Vencedor do PIPM 2023 anunciado a 12 de maio no DNM

Geral
São cinco os projetos submetidos a concurso para a atribuição do Prémio Inovar Para Melhorar, instituído pela União das Mutualidades Portugueses para distinguir um projeto implementado por uma associação mutualista, com marca de inovação. A Associação Mutualista de Moreira da Maia apresentou o projeto “125 anos: O (Re)Nascer da AMMM – Nova Imagem Identidade Visual”. A ANSE Sandim candidatou o projeto da sua Equipa de Apoio Domiciliário de Saúde Mental, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. A Mutualidade de Santa Maria submeteu o projeto Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Murtosa. A Familiar Vimaranense candidatou o seu Gabinete de Apoio Social, enquanto a Mutualista Covilhanense apresentou a concurso o seu projeto “Tempo”, que introduz um sistema tecnológico de registo de atividades diárias nas respostas sociais. Após…
Ler Mais
PIPM 2023 com candidaturas até 24 de março

PIPM 2023 com candidaturas até 24 de março

Notícia
A União das Mutualidades Portuguesas anuncia a abertura do período de candidaturas ao Prémio Inovar Para Melhorar (PIPM), que distingue uma Associação Mutualista que tenha implementado um projeto que constitua uma boa prática e um exemplo de inovação e modernidade, replicável por outras organizações e que contribua para o progresso do Mutualismo e da Economia Social. A revitalização do mutualismo também se faz com projetos inovadores que respondem às profundas alterações sociais a que assistimos na sociedade portuguesa do século XXI. São esses processos de inovação social e de modernização das organizações que a União das Mutualidades Portuguesas se propõe premiar De 24 de fevereiro a 24 de março, as mutualidades poderão submeter os seus projetos a concurso, no site do PIPM, através do formulário a que poderá aceder, AQUI.…
Ler Mais
Mutualista Covilhanense ganha PIPM 2022 com “Casa Moura”

Mutualista Covilhanense ganha PIPM 2022 com “Casa Moura”

Notícia
O projeto Casa Moura, da Mutualista Covilhanense, foi anunciado, durante a celebração do Dia Nacional do Mutualismo, em Vila Nova de Gaia, como o vencedor da edição 2022 do Prémio Inovar Para Melhorar. Casa Moura é um projeto de acolhimento e integração de jovens migrantes sem acompanhamento familiar, uma resposta pioneira no seio do movimento mutualista. De entre os cinco projetos que se candidataram, foi o selecionado pelo júri , e foi a candidatura que constituído por Eduardo Graça (CASES), Filipe Almeida (Portugal Inovação Social) e Pedro Portugal Gaspar (ASAE). Conheça mais detalhes do projeto no vídeo.  
Ler Mais
Conheça os cinco projetos candidatos ao PIPM 2022

Conheça os cinco projetos candidatos ao PIPM 2022

Notícia
As associações não descansam quando o desafio é levar o mutualismo ao patamar seguinte, criando inovação social e modernidade no seio do Terceiro Setor. Por isso mesmo, são vários os exemplos de filiadas da União das Mutualidades Portuguesas que submeteram candidaturas ao Prémio Inovar Para Melhorar 2022, que distingue as Associações Mutualistas empenhadas no progresso e desenvolvimento do mutualismo e da Economia Solidária. A UMP recebeu cinco candidaturas de associações mutualistas, nos mais diversos campos: desde a saúde física e mental ao acolhimento de crianças e jovens estrangeiros não acompanhados. Em baixo, conheça todos os projetos: AMUT: “AMUT – Caminhando” Com a promoção da saúde física e mental dos participantes, a redução do isolamento social e o incentivo do contacto com outras realidades em mente, a AMUT dinamizou caminhadas e…
Ler Mais
ASMAB arrecada PIPM 2021 com “Cuidar de Quem Já Cuidou”

ASMAB arrecada PIPM 2021 com “Cuidar de Quem Já Cuidou”

Notícia
“Cuidar de Quem Já Cuidou”, da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB), foi o projeto vencedor do Prémio Inovar Para Melhorar, atribuído pela UMP à iniciativa com marca de inovação no seio do Movimento Mutualista. Submetidos três projetos a concurso, a opção do júri - constituído por Eduardo Graça (Presidente da CASES), Filipe Oliveira (Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social) e Pedro Portugal Gaspar (Inspetor-Geral da ASAE) - recaiu sobre a candidatura apresentada pela ASMAB, que já conquistara a distinção em 2014. Foi com o combate à solidão dos mais velhos em mente que a ASMAB levou para o terreno o projeto “Cuidar de Quem Já Cuidou”. Através dessa iniciativa procurou prestar cuidados diários e atividades psicossociais complementares aos tipificados aos seus associados integrados nos…
Ler Mais
O PIPM estimula a fazer coisas novas com impacto na vida das pessoas

O PIPM estimula a fazer coisas novas com impacto na vida das pessoas

Notícia
O Presidente do Conselho de Administração d’A Previdência Portuguesa, António Martins de Oliveira, considera que o Prémio Inovar Para Melhorar (PIPM), instituído pela UMP, para distinguir projetos inovadores e boas práticas no seio do Movimento Mutualista, é um estímulo para as instituições fazerem “coisas novas” que produzam efeitos na vida das pessoas. O Dirigente, que recebeu o PIPM das mãos do Presidente do Conselho de Administração da UMP, Luís Alberto Silva, por ocasião da Assembleia Geral realizada em dezembro, em Coimbra, explica que o projeto escolhido pelo júri - “A Diversidade Dentro do Mutualismo – Unidos na Diversidade, Inclusivos na Intervenção” – se integra num quadro mais abrangente de ações d’A Previdência Portuguesa que têm em vista melhorar a vida das pessoas e “trazê-las para a instituição:  
Ler Mais
A Previdência Portuguesa vence Prémio Inovar Para Melhorar 2020

A Previdência Portuguesa vence Prémio Inovar Para Melhorar 2020

Notícia
A Previdência Portuguesa (APP), de Coimbra, foi a vencedora do Prémio Inovar para Melhorar 2020 (PIPM), atribuído pela União das Mutualidades Portuguesas, na Sessão Evocativa online do Dia Nacional do Mutualismo, celebrado no dia 8 de julho. O Prémio distingue uma associação mutualista que tenha implementado um projeto ou iniciativa que constitua uma boa prática, um exemplo de inovação e modernidade e contribua para o progresso e desenvolvimento do Mutualismo e da Economia Solidária. “A Diversidade Dentro do Mutualismo – Unidos na Diversidade, Inclusivos na Intervenção”, d’APP foi o projeto selecionado pelo júri, de entre as quatro candidaturas submetidas a concurso, e tem como objetivo central a Integração e a inclusão de pessoas com deficiência na instituição como fator de responsabilidade. A APP propõe-se estabelecer uma linha de proximidade junto…
Ler Mais
Traduzir Site »