A União das Mutualidades Portuguesas anuncia a abertura do período de candidaturas ao Prémio Inovar Para Melhorar (PIPM), que distingue uma Associação Mutualista que tenha implementado um projeto que constitua uma boa prática e um exemplo de inovação e modernidade, replicável por outras organizações e que contribua para o progresso do Mutualismo e da Economia Social.
A revitalização do mutualismo também se faz com projetos inovadores que respondem às profundas alterações sociais a que assistimos na sociedade portuguesa do século XXI. São esses processos de inovação social e de modernização das organizações que a União das Mutualidades Portuguesas se propõe premiar
De 24 de fevereiro a 24 de março, as mutualidades poderão submeter os seus projetos a concurso, no site do PIPM, através do formulário a que poderá aceder, AQUI.
As candidaturas serão posteriormente analisadas por um júri, constituído por Eduardo Graça, Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES); Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social; e Pedro Portugal Gaspar, Inspetor-Geral da ASAE.
Na avaliação dos projetos, serão tidos em consideração os seguintes critérios de ponderação: inovação (60%); originalidade (20%); e facilidade de implementação (20%).
O projeto vencedor será anunciado durante a comemoração do Dia Nacional do Mutualismo, que, que terá lugar no dia 12 maio, no Hotel Solverde, São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia.