Conheça os cinco projetos candidatos ao PIPM 2022


As associações não descansam quando o desafio é levar o mutualismo ao patamar seguinte, criando inovação social e modernidade no seio do Terceiro Setor. Por isso mesmo, são vários os exemplos de filiadas da União das Mutualidades Portuguesas que submeteram candidaturas ao Prémio Inovar Para Melhorar 2022, que distingue as Associações Mutualistas empenhadas no progresso e desenvolvimento do mutualismo e da Economia Solidária.

A UMP recebeu cinco candidaturas de associações mutualistas, nos mais diversos campos: desde a saúde física e mental ao acolhimento de crianças e jovens estrangeiros não acompanhados.

Em baixo, conheça todos os projetos:

AMUT: “AMUT – Caminhando”

Com a promoção da saúde física e mental dos participantes, a redução do isolamento social e o incentivo do contacto com outras realidades em mente, a AMUT dinamizou caminhadas e “banhos de floresta” por serras, florestas, praias, ecovias e parques naturais. Uma forma de dar a conhecer o património natural, arquitetónico e histórico de Portugal e Espanha, ao mesmo tempo que cuida da saúde física e mental dos participantes e ainda contribui para a sustentabilidade da associação.

O vídeo do projeto

Associação de Socorros Mútuos Nossa Senhora da Esperança de Sandim e Freguesias Circunvizinhas: “Reavive A Mente”

O isolamento dos idosos é uma realidade incontornável. Todavia, a ANSE, de Sandim, quer contornar esta problemática. Como? Através do projeto “Reaviva A Mente”, que pretende favorecer o clima relacional, empatia, respeito mútuo e entreajuda entre utentes, não só da mesma instituição, como da comunidade, além de aumentar a autoestima dos idosos, incitar a uma ocupação saudável e adequada dos seus tempos livres e promover a sua estimulação física e mental com atividades físicas, sociais e culturais.

Assista ao vídeo do projeto.

 

ASM Benaventense: “Projeto de Melhoria Associação de Socorros Mútuos Benaventense”

Uma sede completamente degradada e o precipitar do encerramento das portas: eram estas as circunstâncias da Associação de Socorros Mútuos Benaventense há pouco mais de um par de anos. Porém, as obras de requalificação do edifício colocaram um ponto final nestes problemas e, agora, a instituição pretende aumentar as especialidades nas áreas da saúde, bem-estar e beleza, prestando auxílio à comunidade, quer ao nível de serviços médicos e terapias, quer ao nível de apoio digital aos associados.

Assista ao vídeo do projeto.

ASM Setubalense: “Seniores em Movimento”

Voltado para a terceira idade, o projeto da Associação de Socorros Mútuos Setubalense tem uma mão cheia de objetivos concretos: contribuir para a promoção e adoção de estilos de vida saudáveis; promover a aptidão física dos participantes; desenvolver a sua autonomia funcional; promover a autoestima; favorecer uma participação mais ativa na comunidade e na associação. É com estas metas em vista que a instituição tem procurado desenvolver atividades físicas ao ar livre, no domicílio e no exterior, sempre acompanhados por fisioterapeuta.

Confira o essencial do projeto no vídeo

 

Mutualista Covilhanense: “Casa de Acolhimento Especializada – Casa Moura”

Enquanto única mutualidade a trabalhar em prol de uma vida digna para refugiados, a Mutualista Covilhanense apresenta um projeto exatamente nesse sentido: acolhem, na sua Casa Moura, uma casa de acolhimento especializada, jovens de inúmeras nacionalidades, provenientes de campos de refugiados da Grécia. Um primeiro passo que, depois de estabelecidos laços seguros e estáveis com os menores, é seguido pelo acompanhamento, aconselhamento e dotação de competências que permitem gerar novas oportunidades para uma nova vida.

Mais detalhes sobre o projeto, no vídeo seguinte.

Traduzir Site »