“Cuidar de Quem Já Cuidou”, da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB), foi o projeto vencedor do Prémio Inovar Para Melhorar, atribuído pela UMP à iniciativa com marca de inovação no seio do Movimento Mutualista.
Submetidos três projetos a concurso, a opção do júri – constituído por Eduardo Graça (Presidente da CASES), Filipe Oliveira (Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social) e Pedro Portugal Gaspar (Inspetor-Geral da ASAE) – recaiu sobre a candidatura apresentada pela ASMAB, que já conquistara a distinção em 2014.
Foi com o combate à solidão dos mais velhos em mente que a ASMAB levou para o terreno o projeto “Cuidar de Quem Já Cuidou”. Através dessa iniciativa procurou prestar cuidados diários e atividades psicossociais complementares aos tipificados aos seus associados integrados nos Centro de Dia e Serviço de Apoio ao Domicílio. O objetivo do projeto tem sido proporcionar serviços complementares aos tipificados inerentes ao Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, de forma a contribuir para a manutenção dos idosos no seu meio social e familiar.
“Linhas d’Abraço”, da AMUT; e Centro Qualifica d’A Mutualidade de Santa Maria, foram os outros projetos submetidos a concurso.
Partindo da necessidade de manter a proximidade num momento em que a palavra de ordem era o distanciamento social, a AMUT mostrou-se disponível para ouvir os seus associados em conversas telefónicas e levar-lhes os bens alimentares ou de higiene que precisassem.
Mais tarde o projeto Linhas d’Abraço, evoluiu e envolveu a comunidade, a quem foi lançado o desafio de costurar máscaras e corações terapêuticos, cujas vendas possibilitaram a aquisição de produtos de higiene, entregues a cerca de 500 famílias carenciadas acompanhadas pela Cruz Vermelha Portuguesa.
Com o seu Centro Qualifica, A Mutualidade de Santa Maria propôs-se melhorar os níveis de qualificação e empregabilidade de jovens e adultos que tencionam prosseguir estudos ou mudar de área profissional. Apresenta-se como a primeira e única associação mutualista promotora de um centro que investe nas competências profissionais e certifica aprendizagens formais, informais e não formais.