Três projetos vencem edição 2023 do PIPM

O Prémio Inovar Para Melhorar 2023 (PIPM’23) distingue projetos inovadores desenvolvidos pelas mutualidades portuguesas. Com cinco projetos submetidos a concurso, o júri determinou três vencedores ex aequo: “+Tempo”, da Mutualista Covilhanense; “Serviço de Atendimento e “Equipa de Apoio Domiciliário de Saúde Mental”, da ANSE Sandim, e Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Murtosa”, d’A Mutualidade de Santa Maria.

O Prémio foi entregue aos representantes das três instituições, pelo Delegado Regional do Norte da CASES, Manuel Maio, no evento comemorativo do Dia Nacional do Mutualismo, que decorreu em Vila Nova de Gaia.

O projeto “+Tempo” da Mutualista Covilhanense introduz um sistema tecnológico (software e hardware) de registo de sem papel atividades diárias nas respostas sociais de Serviço de Apoio Domiciliário, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Dia. Os colaboradores operam com equipamentos, como tablets e sensores de leitura de código de barras, que ajudam a poupar cerca de 36 mil folhas de papel por ano.

Integrado na RNCCI, 0 serviço da Equipa de Apoio Domiciliário, da ANSE Sandim, destina-se a intervir junto de pessoas com doença mental grave que necessitem de um programa adaptado ao seu grau de incapacidade psicossocial, para reabilitação de competência relacionais, de organização pessoal e doméstica e de acesso aos recursos da comunidade em domicílio próprio, familiar ou equiparado.

O SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Murtosa”, d’A Mutualidade de Santa Maria, é um serviço de proximidade descentralizado para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social do concelho da Murtosa (Aveiro), que atua em rede com entidades públicas e privadas, assumindo-se como elo de ligação e plataforma de apoio no concelho, para colmatar as necessidades de quem o procura.

Eram, também, candidatos ao Prémio os projetos “Gabinete de Apoio Social”, d’A Familiar Vimaranense, e “125 anos: O (Re)Nascer da AMMM – Nova Imagem Identidade Visual”, da Associação Mutualista de Moreira da Maia.

O Presidente da CASES, Eduardo Graça; o Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Filipe Almeida; e o Inspetor Geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, foram os júris que avaliaram as cinco candidaturas submetidas a concurso.

Assista à reportagem:

Traduzir Site »